Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Psicopedagoga, estudante de EEAEE, psicomotricista

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A história do Boi-Bumbá.


A história do Boi-Bumbá.

Em uma fazenda com muitos animais vivia também um boi muito bonito que era querido por todos. Principalmente por seu dono, que o adorava. Com o dono do boi, trabalhava Negro Francisco. Sua esposa estava esperando um bebê.
Um certo dia ela ficou com desejo de comer língua de boi, do boi mais bonito da fazenda, o boi de seu patrão.
O Negro Francisco foi atrás do boi pegar a sua língua, pois não queria que seu filho nascesse com cara de língua.
Quando o fazendeiro descobriu, mandou os índios que moravam em suas terras, caçarem Negro Francisco que, asustado, saiu correndo ao encontro do pajé para pedir ajuda.
O pajé conseguiu fazer com que o boi ficasse vivo e tivesse sua língua novamente deixando todos muito surpresos, inclusive o dono do boi.
Muito felizes porque Catinrinsa comeu a língua e o boi ainda estava forte e bonito como sempre, todos fizeram uma grande festa para comemorar.
Festa de ParintinsO Festival de Parintins é a maior festa folclórica do Brasil e a segunda maior festa popular do mundo.
No início a festa era realizada nas ruas, masela cresceu tanto que foi até construído um "BUMBÓDROMO" com 35 mil lugares. Ele tem o formato estilizado de uma cabeça de boi.
A festa é dividida em dois grupos: os Garantidos e os Caprichosos.
O garantido tem a cor vermelha e branca, representando o boi novo do povo e o Caprichoso é azul e branco, representando o boi da elite.
O espetáculo é ao som da toada com mais de 400 ritmistas que resgatam o passado dos mitos e lendas da floresta amazônica com sons da floresta e cantos de pássaros.
O maior momento da Festa é quando entram os índios com seus rituais indígenas.

http://www.editorainformal.com.br/atividades/aprender-brincando/bumba/boi-historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário